Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DEFICIENTES VISUAIS SÃO DESTAQUES NA BIBLIOTECA DA TRENSURB

25/03/2009
Redação
Pauta Social

Espaço tem sua primeira associada cega e oferece 11 títulos em braile

A Biblioteca Livros Sobre Trilhos, na Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre, que tem o apoio do Instituto Brasil Leitor e da empresa Visanet Brasil, fez novas aquisições no mês de fevereiro, dentre eles onze títulos em braile, possibilitando a inclusão de deficientes visuais à leitura. Terezinha Berenice Rodrigues, 49, é deficiente visual de nascença e foi a primeira a deficiente visual a associar-se à Biblioteca. Ela formou-se em direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 1999, época em que utilizava o trem diariamente.

Nascida em Santa Vitória do Palmar, Terezinha teve seu primeiro contato com a leitura em braile aos 25 anos e hoje é analista processual do Ministério Público Federal e vice-presidente de finanças e patrimônio da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), que busca a inclusão social da pessoa com deficiência visual, o desenvolvimento e preparação para o mercado do trabalho. Terezinha disse que é "maravilhoso termos acesso gratuito a todas estas obras. Quero trazer mais cegos para se associarem na biblioteca, pois nossa meta na associação é atingir o desenvolvimento e isso só se consegue com o acesso à informação".

A Biblioteca Livros Sobre Trilhos já conta com 384 sócios e fechou o mês de fevereiro com 101 novos inscritos e 537 empréstimos de livros. Dos novos associados, 67% são mulheres, e a maior faixa etária vai de 21 a 30 anos, embora existam inscritos de dez a 80 anos. Entre todas as categorias de livros que a biblioteca dispõe, a mais procurada é a literatura, seguida por filosofia e psicologia, história, geografia e biografia, generalidades e ciências sociais.

Cinco títulos se destacaram dentre os 2.397 livros que compõem o acervo. São: Fortaleza Digital, O Caçador de Pipas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, O Monge e o Executivo e O Último Templário. Segundo a bibliotecária Carla Casagrande, existem três períodos onde o fluxo de leitores é maior, como ao meio dia, às 17h e às 19h, coincidindo com os horários de faculdade e final de expediente.

matéria tirada do blog: http://a-informacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário