Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CEGOS FAZEM RECITAL POÉTICO


Há 12 anos a Biblioteca da Fundação Dorina Nowill, em Taguatinga, que atende a pessoas com deficiência visual, promove o projeto Luz e Autor em Braille. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e desenvolver a capacidade de criação dos cegos. Eles são colocados em contato com autores brasilienses e com as obras deles. A partir daí, cada um se identifica com escritores e acaba se inspirando para compor suas próprias obras.
Sandra Menezes, que trabalha os poemas juntamente com os deficientes, conta que o impressionante é ver como eles se esforçam. "Eles querem saber cada vez mais, querem participar. Muitas vezes eu me dou por satisfeita, mas eles sempre se esforçam para fazer tudo perfeito." O Luz e Autor em Braille acabou resultando em um livro de poemas escritos pelos cegos. A leitura da poesia ainda deu origem ao projeto Literatura e Outras artes, que abrange várias outras formas de cultura, como dança e música.
Para inserir os deficientes, foram dadas oficinas e, por seis meses, aconteceram recitais nos quais eles se apresentavam. Os recitais poéticos foram parar na 1. Bienal Internacional de Poesia. Durante o evento também aconteceram oficinas e apresentações. Foram 220 dias intensivos de poesia e preparação. Dinorá tem até planos de enviar o acontecimento para o Livro dos Recordes. "Duvido que alguém já tenha conseguido fazer uma mobilização poética com deficientes visuais por tanto tempo". argumenta Dinorá.
E como em time que está ganhando não se mexe, os planos são de manter o projeto em funcionamento. "A gente vai dar um jeito de continuar trabalhando com a poesia. Agora não dá mais para largar. Foi muito bom", conta Sandra. A idéia é fazer mensalmente, uma quinta-feira cultural. Para o projeto ganhar mais adeptos, a biblioteca também oferece aulas em Braille.

Parte do artigo: Aguiar, Carolina, colab.Visão na ponta dos dedos. Jornal da comunidade, 4 a 10 de outubro de 2008, caderno c26: Educação e ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário