Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais




Maria - Deficiente alerta
Gabriel Rocha de Oliveira - Bengala, a luz dos caminhos

Deficientes visuais mostram suas imagens sobre a Acessibilidade
Exposição faz parte do projeto gratuito Alfabetização Visual e trará fotos do cotidiano dos deficientes visuais na cidade de São Paulo

O Senac São Paulo e ONG alfabetização visual apresentam a exposição fotográfica Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais que acontecerá entre os dias 7 de abril e 30 de maio no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, na capital. O evento exibirá 20 fotos realizadas por alunos com deficiência visual que fazem parte do projeto gratuito Alfabetização Visual da instituição, desenvolvido desde 1999. A ação capacita estudantes do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac para se tornarem educadores em projetos socioculturais.

O curso iniciou em março de 2008, e o tema Acessibilidade foi desenvolvido durante o ano de 2009, oito deficientes visuais participaram do projeto e produziram imagens com a orientação dos alunos da instituição sobre suas rotinas nas ruas de São Paulo, os difíceis acessos e o descaso com os portadores da deficiência visual. A exposição será acessível às pessoas com deficiência visual com recursos multissensoriais.

“O evento explora o papel que a fotografia pode desempenhar nas áreas de ação e inclusão social, além de reforçar a metodologia educacional de desenvolvimento da alfabetização visual .”, explica João Kulcsár, docente do Bacharelado em Fotografia do Senac São Paulo e idealizador do projeto.

Workshop e Visita Guiada

No dia 14 de abril, os alunos deficientes visuais ministrarão o workshop de fotografia com o tema: acessibilidade e percepção. Após a apresentação, os palestrantes levarão seus convidados para uma visita guiada pelo evento. Com o objetivo de proporcionar a vivência do cotidiano dos deficientes visuais, acessórios como tapa olhos e bengalas serão entregues ao público que visitará pela exposição. A atividade será gratuita e as vagas limitadas.


Metodologia

O projeto pioneiro da instituição transformou os alunos do Bacharelado em Fotografia em educadores e possibilitou que no futuro eles possam multiplicar os ensinamentos em outras causas sociais. Hoje mais de 20 ex-alunos trabalham em projetos sociais de fotografia com a metodologia.

Segundo Kulcsár, o curso para os deficientes visuais surgiu em março de 2008 de uma necessidade identificada pelos usuários da biblioteca braile do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro. A primeira turma recebeu sete estudantes deficientes visuais que foram treinados por oito alunos educadores.

“O educador, aluno do bacharelado, aprende a utilizar outros sentidos na captura das imagens e o deficiente visual transfere sua percepção de mundo para o papel”, explica Kulcsár.

O Senac São Paulo compartilha ações do projeto Alfabetização Visual no site www.sp.senac.br/alfabetizacao . A partir de agosto, um link será criado na página da instituição para dividir a metodologia com outros centros de ensino com o objetivo de ampliar o acesso ao curso e multiplicar da ação.

Serviços:

Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais

Exposição

Vernissage: 7/4

Horário da vernissage: das 14 às 17 horas,

(Visita guiada no dia da abertura, feita pelos deficientes visuais, 15h)

Visitação: de 8/4 a 30/4

Horário: das 8 às 20 horas

Local: Centro de convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro - Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo

Gratuito

Acessibilidade e percepção

Workshop e Visita Guiada

Data: 14/4

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Centro de convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro - Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo

Informações e inscrições: joaokulcsar@gmail.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. - Vagas Limitadas

Gratuito

Projeto e coordenação: João Kulcsár

joaokulcsar@gmail.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

(11) 9173.9394

Disponível em: , http://www.confoto.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=539:acessibilidade-fotografias-feitas-por-deficientes-visuais&catid=87:ano-2010&Itemid=151

Nenhum comentário:

Postar um comentário